Será que a a taxa selic realmente impacta no mercado imobiliário como dizem?

  • 14/12/2023
  • 0 Comentário(s)

Será que a a taxa selic realmente impacta no mercado imobiliário como dizem?

Criada para controlar, a taxa Selica é a taxa básica de juros da economia, é uma ferramenta usada pelo Banco Central do Brasil para controlar a inflação, quando o consumo está muito alto, oferecendo uma demanda maior do que a oferta o consumo tende a impactar na inflação, nesse caso o Banco Central ele o valor dela em percentual no sentido de controlar o mercado, seria isso o fator decisivo que trava a compra e venda de imóvel?

Com a selic alta ou baixa o mercado fica livre ou preso. Muitas pessoas e incorporadoras dizem esperar que a Selic reduza o seu juros fazendo com que o mercado se aqueça, porque com os juros altos, claro que o mercado tem uma redução no consumo.

Embora de alguma forma isso realmente impacta negativamente ou positivamente no mercado, entretanto acredito que, o que realmente impacta no mercado imobiliário é a a cultura das altas margens, os proprietários de imóveis, principalmente os de imóveis usados querem ter uma alta margem de lucro, com isso a redução da selic, embora diminua o valor dos juros o mercado ainda continua travado, pois os altos preços dos imóveis fazem com que a liberação dos recursos sejam menores e, as prestações ainda ficam altas.

Hoje, quando estou escrevendo esse artigo posso afirmar que o maior problema não está apenas na Selic, muito embora ela conta, más na hora do comprador compara aluguel com prestação os valores ainda estão acima de sua possibilidade, pelo menos 20% acima do preço real de mercado.

Como jornalista, corretor de imóveis e avaliador de imóveis, gostaria de dizer que os preços pretendidos pelos proprietários de imóveis são irreais, uma espécie de especulação imobiliária, onde esses querem ganhar muito em pouco tempo, logo acabam ficando com os imóveis encalhados.

Existe uma forma certa de avaliar os valores dos imóveis, mais mesmo essa forma ainda está fora da realidade, já que os preços vem sendo super faturados a pelo menos 10 anos.

Mais de uma forma simples, uma imóvel tem três preços, aquele que o proprietário quer por ele, aquele que eventualmente o imóvel vale e, aquele em que o mercado está disposto a pagar, pois foi esse que as pessoas realmente fizeram negócio, por isso não permita que avalie o seu imóvel pelo achismo, muito menos pelos imóveis que estão vendendo e, sim pela média dos imóveis vendidos em sua região, mais esse será um assunto a ser tratado em outra ocasião.

Por Daniel Dantas - jornalistadanieldantas@gmail.com - MTB 57.7327 / DRT-SP - CRECI MG 046362-F.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes