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As redes sociais existem para fofoca, descontração, entretenimento, dicas e conhecimento, mas podem impulsionar o seu negócio.

Existem diversas redes sociais como por exemplo: Facebook, Instagran, Twitter, Linkdin, yutube, etc., embora elas foram criadas inicialmente para aproximar as pessoas, falar do que elas estão fazendo, onde vão, com quem vão. As redes sociais tem o poder de impulsionar o seu negócio negócios.

As pessoas não querem comprar coisas nas redes sociais, más, querem aprender algo; resolver algum problema, elas estão atrás de dicas de como consertar o carro; fazer um bolo; ganhar dinheiro, etc. As pessoas não querem comprar nada nas redes sociais, porém, até podem comprar alguma coisa. Más para isso você deve pensar em como ajudá-las; como curar suas dores, depois de um certo tempo pode apostar que elas vão comprar tudo aquilo que indicar. Saiba como usar as redes sociais de forma orgânica e ganhar dinheiro com elas sem vender nada.

Primeiro passo

A primeira coisa que você precisa entender de uma vez por toda que ninguém quer comprar nada, muito menos nas redes sociais. Como eu disse anteriormente elas estão lá para namorar, aprender, conhecer e receber dicas de como tornar as suas vidas melhores. O seu primeiro passo é descobrir – o que você sabe e que realmente pode ajudar alguém? Existem muitas pessoas precisando de ajuda, quem sabe da sua ajuda.

Descubra quem são essas pessoas e o que elas precisam

Quem são essas pessoas? Seu gênero é importante, que idade elas tem, onde moram, o que leem? Quais as redes sociais eles costumam acessar?

Como pode observar é preciso em primeiro lugar olhar para nós e, depois, ver em nós o que temos ou sabemos que pode ajudar muita gente e, claro, quem são essas pessoas.

De posse dessas informações, agora eu preciso frequentar o lugar onde elas frequentam, estar onde elas estão e alimentá-las com conteúdo que elas precisam.

Perfil do nosso publico alvo

Você agora tem conhecimento sobre as pessoas que podem consumir seus produtos ou serviços, são as personas onde se encontra o seu público alvo, sabe inclusive identificar o seu perfil, porém, muita calma nessa hora -, lembre-se, você não está querendo vender nada- você quer ajudar essas pessoas.

O que você sabe ou tem que realmente pode ajudar essas pessoas.

Digamos que você conserta carros, isso pode ser o que as pessoas estão precisando, lembra, ajudar e, não querer vender ou oferecer seus serviços, elas querem aprender a fazer, e, você como gosta de ajudar vai falar sobre isso com elas.

Precisamos falar com uma linguagem que aproximam as pessoas, vamos pensar sobre a nossa persona? Aqui vou falar de um persona, porém tem muitas outras.

Vamos traçar o perfil do nosso público alvo já que nós sabemos como podemos ajudá-la(o)s.

Por exemplo quem procura sobre como consertar uma carro? Normalmente é o homem; classe média abaixo, assalariado, provavelmente entre 25 e 45 anos.

Embora muitas outras pessoas tem um carro e, que pode quebrar a qualquer momento como as mulheres, só que a maioria das vezes elas sequer gostam desse tipo de serviço, pois quando o carro quebra elas levam no mecânico ou pede para os maridos ou namorada fazerem isso, já os homens não, esses gostam de arrumar, muitos sequer tem dinheiro para levar o carro até o mecânico, por isso querem fazer por conta e risco, isso acontece com homens entre 25 e 45 anos.

Agora que você já sabe do perfil de sua persona, que tal descobrir em que redes sociais elas frequentam, o que elas leem? Quais são seus medos, desejos e preocupações, assim com certeza você vai poder oferecer dicas para ajudá-las.

Um exemplo simples é falando dos problemas mais comuns de uma dada marca, modelo de um carro.

Ofereça conteúdo importante para que as pessoas proprietárias desse tipo de veículo possam sanar os seus problemas, mas, cuidado com a ansiedade, não tente vender nada para elas, apenas em curar as suas dores, oferecendo dicas e soluções sobre o carro em questão.

Como saber em que rede social a sua persona se encontra

Bom, em se tratando de pessoas entre 25 e 45 anos elas podem estar em diversas redes ao mesmo tempo, porém, se pensarmos um pouco vamos chegar a uma conclusão que a maioria das pessoas que precisam consertar um carro sozinhas e precisam de dicas elas vão para o youtube, não é isso?

Então, que tal começar a fazer vídeos no youtube para chamar a atenção dessas pessoas

Se você tem uma oficina de carros ou uma loja de carro ou mesmo uma auto peças, você vai conquistar engajamento e, claro, reconhecimento. Pois, essas pessoas vão respeitá-lo(a) e, isso é reconhecer sua autoridade no assunto.

Relacionamento, confiança e autoridade vende, faça isso nas redes sociais.

Com o tempo, depois de muito trabalho produzindo conteúdo relevante você pode começar a colher os resultados, isso pode ser feito como afiliado de uma escola de mecânica; como um divulgador de uma marca de carro, de uma auto peças, etc.

Mas, por favor, não queime o seu trabalho de tanto tempo colocando links em tudo que é lugar, procure ser discreto e, ao invés de vender que tal sugerir?

Por exemplo, ao falar de um problema do carro que tem o problema de arrefecimento danificado precisando recorrer a troca de bomba d’água, mangueiras ou mesmo do radiador, você poderá falar por exemplo do melhor lugar que você conhece para soldar o radiador, pois é lá que você manda os que chegam, você recomenda, sugere, porém não vende o radiador.

E isso você pode falar do carro, dos pneus, da suspensão, do aditivo, das correias, etc.

Procure fidelizar as pessoas nas redes sociais, no fim você estará conquistando clientes.

Isso pode ser feito pedindo para que as pessoas se inscrevam em seu canal, se estiver no Youtube, se inscreva no seus site ou blog, etc.

De posse dos dados de seus fãs, tudo começa a ficar mais fácil, pois agora você vai interagir com os seus fãs e, claro, torná-lo(a)s clientes.

Por Daniel Dantas/Semanário Brasil

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