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Você não veio aqui porque quis. Veio porque eu te trouxe até esta página e, isso não foi por acaso. Eu sei quem é você. Sei o que está passando e, sei como resolver o seu problema. Isso é marketing de conteúdo.

Você começou um negócio porque queria se tornar independente. Estava cansado de enriquecer patrões e não ser reconhecido. Tudo parecia fácil – você conhece o produto, sabe cada etapa dele conhece os fornecedores. Você conhece o seu consumidor. Porém com tudo isso as contas não fecham e as suas preocupações só aumentam. Por isso você vem pensando em como sair dessa condição.

O que fazer para sair do vermelho

Muitas vezes sair do vermelho não significa exatamente vender mais. Mas investir melhor, usando com sabedoria os recursos disponíveis. Por outro lado precisamos nos preparar para atender melhor nossos clientes.

Fique de olhos aberto para si mesmo

Você já pensou sobre o seu negócio? Começando pelo ambiente em si, se é acolhedor, higiênico, confortável? Se suas dependências reflete suas vontades e desejos? Você já se colocou no lugar de seu cliente para você ter essa resposta? Se imagine comprando no seu estabelecendo, procure ser imparcial. Seja autocrítico.

Pontos que precisam ser revisados no seu negócio

Quer vender mais? Então observe os pontos abaixo e, veja se realmente você tem as condições necessárias para aumentar suas vendas, são eles:

● Comunicação visual
● Clareza de ideias
● Ambiente acolhedor e personalizado
● Ter aquilo que se propõe
● Preços e condições claras
● Política de entrega
● atendimento
● divulgação

Comunicação visual

Muitas vezes você passa por um lugar vê as portas abertas, porém fica em dúvida do que se trata. Algumas pessoas não sabe o que exatamente se passa, a que veio. Por essa razão planejar uma boa comunicação visual é importante.

Por comunicação visual podemos entender que desde a fachada de entrada; banner’s, cores da empresas, logotipo, passando pelo uniforme dos funcionários. Isso vai dar mais personalidade ao negócio e, claro, aumentar as vendas.

Clareza nas ideias


O que você vende, que faz, como faz e qual é a sua politica de preços e condições é importante. Porque faz, isso precisa estar explícito na comunicação visual, nos materiais impressos. Seja o mais claro, pois as clarezas de ideia, vende mais, deixa o cliente a vontade, seguro do que quer e onde encontrar.

Não queira fazer tudo em um só lugar, até pode funcionar, porém não conforme você gostaria.

Já vi auto peças vendendo ovos, alho, bugigangas, peças novas e peças usadas, isso, até pode funcionar, por outro lado aquilo que se proponha, que era sua atividade principal estava sempre faltando.

Por isso reavalie seu negócio, aquilo que realmente se propôs no início e, veja se não desviou de sua atividade principal, foco, essa é a palavra de ordem.

Preços e condições

Eu certa vez fui em local para tomar um Açaí, aquelas tigelas de vários tamanho, mas pude perceber que tinha uma boa decoração, as mesas e utensílios eram limpos, um bom atendimento, porém, não tinha uma tabela de preços e, muito menos um cardápio com preços.

Além da falta de transparência no que se refere a preços, tínhamos também outro problema, as tigelas e seus acompanhamentos não tinha nada que informasse sobre sua composição, tamanho e preço, portanto isso mais atrapalha do que ajuda nas vendas de seu negócio.

Política de entrega

Você entrega os seus produtos? Que bom, como faz isso, pelos correios, motoboy, carro próprio, até que horas você faz a entrega, é cobrado um valor pelo serviço de entrega?

Essas são algumas das informações que precisam ser claras e estarem sempre às mãos do cliente em seu material publicitário, em seu site, etc., isso vai facilitar a vida dele e, claro aumentar o seu faturamento.

Atendimento

Você tem uma empresa, mesmo que funciona em um ambiente familiar, ainda hoje em tempo de pandemia onde as pessoas estão trabalhando em home office, que nada mais é que o trabalho a partir de casa, portanto precisamos nos adaptar às novas condições de trabalho.

Existem algumas regras que precisa implantar em casa para poder trabalhar a partir dela, sob pena de perder clientes e negócios.

Você deve separar um local especial para montar seu escritório, pode ser um cantinho no quarto do casal, uma dispensa ou até mesmo a sala da família.
Porém a família precisa saber disso, entender que haverá sacrifícios e que todos precisam contribuir. Agora no horário de atendimento o telefone não é mais da família, nesse caso a empresa vem em primeiro lugar, pois é ela quem vai cuidar da família, portanto ao atender o telefone todos precisam desenvolver a habilidades de se comunicarem ao atender o telefone que até então era da família, porém que agora é compartilhada com a empresa.

Som alto, lembra da colaboração de todos da família, agora o falar baixo e as brincadeiras e gargalhadas precisam ser mais restritas a ambiente que não interfira na qualidade do atendimento ao cliente, portanto todos temos que entender que a empresa é quem vai trazer benefícios para todos, logo a prioridade é a empresa, então devemos nos colocar a sua disposição para que o trabalho e progresso transcorra normalmente da melhor maneira possível.

Essas e outras medidas precisam serem tomadas para que traga credibilidade ao cliente sobre a empresa. Imagine você como cliente, fazendo uma cotação sobre um produto ou serviço e do outro lado você ouve uma risada, um xingamento ou uma mãe dando bronca no filho, chato né?

Por isso o ambiente de trabalho mesmo que dentro de casa precisa de apoio e colaboração de todos da família, claro, que isso vai trazer no início um certo desconforto, porém, necessário, porém tudo isso sem divulgação é uma obra morta, sem sucesso, portanto precisamos divulgar nossos produtos, nossa empresa, nossos serviços, por isso vamos falar de divulgação e dos mais diferentes meios de divulgação, vamos nessa?

Divulgação

Quem é que já não ouviu a frase: “ a propaganda é a alma do negócio.?” Creio que você em algum momento da vida já tem ouvido, mas, realmente ela é. O grande problema que muita gente ainda sequer ouvir falar disso e acha que ele tem um produto único que não precisa ser divulgado, que é um grande engano, principalmente quando olhamos para as grandes marcas no Brasil e no mundo.

Coca-cola, conhece? Entanto, quem não conhece a Coca-Cola, não é verdade? A empresa está presente em toda parte do mundo mais nem por isso ela deixa de veicular sua marca nas mais diferentes mídia.

Casas Bahia, conhece, não conhece? Quem é que já não ouviu falar das Casas Bahia, Magazine Luiza, Pernambucanas, não é verdade? Você pode olhar para os grandes veículos de propaganda eles também fazem propaganda de si mesmo como é o caso do Google, Yahoo, Instagram, Facebook, etc., se eles fazem porque devemos acreditar que não precisamos?

Como eu disse anteriormente antes de querer divulgar nossos produtos, nossos serviços querer posicionarmos nossa empresa no mercado precisamos fazer o básico, a lição de casa.

Uma vez fazendo os deveres de casa está na hora de captar clientes, de aumentar o tickt médio por cliente em nossa empresa, também é uma forma de divulgação.
Veículos de divulgação

Internet

A internet não veio quebrar os outros meios de comunicação, mas, dar a eles a oportunidade de melhorar sua performance, de chegar a mais lugares, portanto a mais pessoas em menos tempo e a um custo muito menor.

Jornais

Jornal, os jornais continuam no mercado atendendo as necessidades da população muito mais rápido e a um preço infinitamente mais barato que os meios tradicionais apenas.

Você tem o jornal impresso atendendo uma parcela seletiva da sociedade que pode pagar o preço de impressão e distribuição, porém tem também o jornal eletrônico, que tem as mesmas informações que o impresso, só que é chegado mais rapidamente às mãos das pessoas.

Ainda existe o mesmo jornal, só que com informações segmentadas, chegando nas mãos de leitores assinantes com informações de um dado segmento, por exemplo: fazendeiros querem e precisam ficar sabendo com está o mundo agropecuário, então os jornais disponibilizam informações por meio de aplicativos que mantêm eles bem informados e, apenas no que lhes interessam.

Você poderá assinar um jornal segmentado, como por exemplo: Jornal do Brasil que veículo mais notícias no mundo da política ou, assinar o jornal estado de minas especializado em notícias mineiras, como também poderá assinar o jornal valor econômico e ficar bem informado sobre o mercado financeiro, índices, bolsas de valores, commodities, etc.

O que é melhor que você ainda terá a opção desses jornais no modelo tradicional ou se preferir ter acesso diariamente a toda informação produzida nas redações e nas ilhas de edição tão logo elas cheguem às mãos dos redatores, como vê, a internet não veio derrubar mercados nem implantar uma única matriz, veio trazer formas e agregar valor aos modelos já existentes e, isso também é válido para o rádio e tv.

Emissoras de rádio

O rádio nos faz rir, chorar, nos trás boas notícias e, nos mantém alertas com informações, principalmente no noticiário da polícia, da política ou da saúde, como foi agora o caso da pandemia no Brasil.

Um estudo realizado pela Kantar Ibope Media (Ibope) apontou que os brasileiros continuar ouvindo rádio como nunca, só que agora que além do bom e velho radinho de pilha e o som automotivo, às pessoas também ganharam uma ajuda maior: a internet e os aplicativos onde as pessoas conseguem ouvir rádio de qualquer lugar do mundo.

Isso trouxe uma fidelização as emissoras, pois, a barreira técnica das limitações das operadoras em conseguir disponibilizar sinais de rádio por meio de antenas, que é muito caro e inviável, agora poderá ser facilmente transposto por meio da internet, serviços de streaming, etc., inclusive existe um mercado em ascensão que é as webradios, onde qualquer pessoa poderá ter uma web rádio com apenas um celular e uma empresa de disponibilidade de streaming.

Kantar Ibope Media

Segundo os estudos 78% das pessoas ouvem rádio, até mais que antes da pandemia ou igual, esse mesmo estudo apontou que 3 a cada 5 ouvintes ouvem rádios todos os dias e, que cada pessoa ouve em média 4h41 rádio por dia.

Como vê, pela internet, pelos aplicativos ou mesmo os rádios convencionais, elétricos, pilhas ou automotivo anunciar em rádio é um grande negócio.

Emissoras de tv.

Da mesma forma podemos falar da tv. a diferença é que todo mundo que está na tv ou no rádio também estão na internet, ou seja, todos que anunciam no rádio, na grade de programação ou em programação exclusiva também estão na internet, quer seja nas redes sociais ou nos sites, portais e, nas lojas virtuais, pena que o contrário não é verdade, ou seja, nem todos que estão na internet podem estar na tv ou no rádio.

Você ainda tem as tv a cabo, tv por assinatura via satélite, tv abertas, e, todas elas estão nas mídias e redes sociais, por isso, caso você possa divulgar sua empresa, produtos para tv ou rádio valem tanto a pena ou mais que apenas na internet.

Na internet ou nas mídias convencionais você precisa colocar a sua empresa. Muitas vezes as pessoas acreditam que a divulgação é um custo, quando na verdade é um investimento que faz a diferença entre a manutenção do negócio ou o encerramento das atividades.

Existem agências de Marketing que fazem um estudo de seus produtos, serviços e empresas e apontam qual é o melhor caminho pelo menor custo, criando estratégias e apontado em que mídia divulgar.

Esses mesmos profissionais podem fazer tudo online, mesmo para divulgação em rádio na sua cidade ou em uma emissora de tv que esteja do outro lado do país.

Social Media]

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Existem profissionais para colocar e posicionar sua empresa nas mídias sociais é o “Social Media”, esse profissional não só cria, como aponta qual é a melhor mídia para sua empresa se posicionar, abre uma conta, personaliza e produz conteúdo de interesse de sua audiência, buscando pela sua persona.

Muita gente acredita que esse é um trabalho muito caro ou que não vale a pena pagar porque o filho acabou de fazer um cursinho e já está preparado para produzir o conteúdo, esquecendo que só o tempo e a experiência leva a perfeição e, isso leva tempo, coisa que só adquire praticando ao longo do tempo.

Custo ou investimento

Outra coisa que tem afastado as pessoas são os valores. Pode até ser por erro das emissoras de rádio, televisão ou mesmo pelas agências de marketing que não promovem campanhas de esclarecimentos

Más é possível divulgar sua empresa em um programa de televisão com alcance nacional a partir de R$1.500,00. mensais.

Da mesma forma que é .possível promover sua empresa nas redes sociais, contratando um Social Media a partir de R$1.500 reais mensais.
Do autor: jornalista, empresário e consultor de marketing. diretor do Semanário Brasil de Jornalismo e propaganda-me – Contato: (35) 98711-8556

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