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Pior do que ter que fechar sua empresa, encerrar suas atividades é ter que competir por uma vaga de emprego em um país com mais de 13 milhões de desempregados.

Você precisa defender o negócio que criou do seu inimigo como disso dependesse a sua vida.

Você vai encontrar diversas barreiras, problemas, alguns deles até vai fazer você pensar em desistir, mudar de atividade, porém, o maior de todos os adversários que vai encontrar pelo caminho é você.

História real

Houve uma época em minha vida que a internet era uma tímida garotinha que quase ninguém no Brasil acreditava que ela virava adolescente e se madurecesse. Nessa época a nossa preocupação era gerir um negócio que desse certo. Só que com problemas reais, clientes reais, concorrência acirrada, ali na sua frente. Nessa época eu pensei em desistir, mudar de ramo, começar outro negócio, quando um cliente e amigo me disse:

“Não faça isso Daniel, porque se você está enfrentando dificuldades, tendo problemas em um negócio que você já opera a tanto tempo, conhece tudo sobre ele, quanto mais ir para algo que você não conhece nada ou muito pouco?” É, eu não dei ouvidos e cai com os burros -, lembra do que disse: o maior adversário é você? Então, ai está um bom exemplo.

Na ocasião eu tinha uma carteira de clientes na ramo de materiais de limpeza onde eu atuava com produtor e distribuidor.

Essa carteira de clientes tinha em torno de 60 clientes, cada um deles compravam em média R$300.00 reais por mês de produtos de limpeza, muitos eram revendedores, outros consumidores, um desses consumidores era o Supermercado Sé, no Campo Limpo, que comprava muito mais do que o valor mencionado acima, eu vendia pra eles hipoclorito de sódio para caixa d’água.

Outro cliente era o Reginaldo, esse amigo que me disse que não deveria mudar, o Reginaldo é uma pessoa muito conhecido no Capão Redondo em São Paulo, além de produtos de limpeza também vendia peixes em uma charrete, hoje tem uma panificadora no jardim das Rosas, subdistrito do Capão Redondo.

Como fabricante de produtos de limpeza e distribuidor faturava em média R$60.000 mensais, isso em 1993/94, com uma margem de lucro absurda de 130%, se quiser pesquisar pesquise por Comenq.ltda, ainda tenho essa empresa, só que agora em outro ramo, o da estamparia e brindes (inativa) por nome de Fix ideia ltda.me

A ideia aqui não é apenas desencorajar em mudar de área, de atividade, más, mostrar que a solução está em suas mãos, muitas vezes fazendo ajustes no que está fazendo hoje.

Se você conseguir superar os obstáculos que ergueu em torno de si, com toda certeza será um vendedor.

Procure ser mais observador, nada supera o grito do silêncio.

Muitos tem medo da gritaria, más eu posso te afirmar que nada é tão prejudicial quanto o silêncio.

Um pai só repreende seu filho porque o quer muito bem, da mesma forma o cliente que reclama, mesmo sem saber quer o seu bem, não quer que você feche as portas, por isso reclama na ansiade que melhore.

Embora não exista nenhum dado, porém tenho certeza de que se as pessoas dessem ouvido aos clientes e, procurassem se corrigir provavelmente não teríamos pedido de falência.

O grande problema é que a maioria das pessoas preferem polir seu ego, mesmo que isso signifique sua morte comercial, quando na verdade deveriam premiar e agradecer aqueles que fazem críticas ao seu negócio.

Por isso eu disse que o seu maior pesadelo é você mesmo.

Objetivo

Quando iniciou seu negócio tinha uma ideia clara sobre ele. Tenho certeza de que fez planos, sabia até quanto estimava ganhar. Sabia o que ia vender, ou que tipo de serviços ia oferecer.

Certa vez você falou até com quem poderia contar e, o que é melhor, sabia onde queria chegar. Más, você se desviou da rota, assim como um barco a deriva, deixando que a maré durasse seu destino, onde esteve por tanto tempo que não consegue encontrar o caminho de volta?

História pessoal

A falta de foco e planejamento minas suas forças, tira você do caminho do sucesso, faz você perder a fé e a confiança, sem contar o crédito. Além disso as pessoas também vão olhar para você e vão ficar com um pé atrás, mas, nada disso é pior do que perder a confiança de sua família.

Gostaria de dizer a você que você pode ser autentico, lutar com unhas e dentes para conquistar aquilo que acredita, mantendo o seu negócio ou, fazer igual a mim, que ao longo dos anos mudei de ramos algumas vezes e, só depois de perder muito dinheiro e tempo decidi focar em um só alvo?

Poderia contar diversas histórias por aqui, desde os tempos na ativa no Exército Brasileiro, passando para a reserva, ao trabalho de Jornalista e fotojornalista pelos maiores veículos de comunicação até a uma imobiliária em que me tornei Sócio e, em 2013 tive dois grandes prejuízos, um deles perdendo mais de 3 milhões de reais por acreditar nas pessoas e, o outro de 700 mil reais por pressa em ganhar dinheiro e não me certificar de cada passo.

Tudo isso posso provar, mas, foram os anéis ficaram os dedos, hoje minha experiência de vida me leva para o jornalismo online, nele, aproveitando a ferramenta sou consultor de Marketing, estrategista de marketing e, Social Media, tenho uma agência de Jornalismo e propaganga-me, de onde quero mostrar como sai do zero para ter um negócio de sucesso.

Foque com foco

Foco, você até pode atuar em diversas áreas, desde que você tenha foco no negócio e, que essas área sejam interligadas.

Outra coisa, você até não precisa de sócio, más deve ter parceiros no negócio, isso equivale dizer que você não deve ter sócio, nem precisa ter funcionários, más que saiba administrar, planejar, criar estratégia, buscar parceiros, delegar funções, dividir lucros e, controlar.

Exemplo: Na minha agência só uma entre os 70 profissionais é funcionário com CLT, todos os demais são parceiros, colaboradores e nenhum deles é meu sócio na agência, mas no projeto.

Trocando em miúdos, cada conta que pego para administrar ponho um colaborador para administrá-la, dou a ele um percentual da conta e, tudo que preciso é administrá-lo e, controlá-lo para ver o que está fazendo e como está fazendo.

Como o meu cliente não quer like, curtida, mas tráfego de resultados que converte em vendas, procuramos alinhar nosso trabalho, assim ouço o meu cliente e, oriento o parceiro.

Outra coisa, não confio em ninguém, por isso, com o cliente falo eu, pois, trocar o colaborador é mais fácil do que conquistar novos clientes, por isso, meus colaboradores sabem que preciso de resultados, caso contrário, vamos mudá-lo de projeto e conta, pois, nem sempre somos de todos bons e ruins em tudo.

Objetivo

Parece que pouca gente compreende o real significado da palavra -Objetivo. Muitos dizem que o seu objetivo é obter sucesso fazendo os seus negócios prosperarem, nada contra, porém, sucesso é não é linear e valor exato, pois, para alguns sucesso é ganhar dinheiro e criar sua família dando a ela as melhores condições possíveis, só que as melhores condições é subjetivo, tem valores diferente de um para outro.

Objetivo do seu negócio, um padaria e confeitaria fabrica pães, já uma panificadora e confeitaria além de pães fazem doces, bolos, etc.

Se você tem um oficina mecânica, então você repara carros, logo eu te pergunto: que tipo de carros, qual a marca, modelo, se utilitário, se linha pesada, se carburado, se injeção eletrônica ou você é especialista em suspensão?

Procure a resposta para o que o seu negócio faz, veja exatamente a quem ele se destina. Pode ser que a maioria das pessoas tem carros, só que nem sempre a maioria precisa de levar o carro na oficina.

Eu tenho um amigo que tem carro há mais de 30 anos, só que nunca levou seu carro a uma oficina, pois, só compra carro zero, coloca no seguro e, quando o veículo atinge 1 anos ele vai lá e troca de novo, não me lembro dele indo a uma oficina mecânica.

Mecânica pesada é diferente de oficina mecânica de linha leve, sem contar que linha leve tem os carros nacionais e importados. Os carros de luxo requerem especializações diferentes, ferramentas diferentes e, porque não abordagem diferente?

Quando você define um objetivo, desenvolve uma linha de raciocínio para o negócio, sabe do seu objetivo e, sabe onde quer chegar fica fácil divulgar, saber exatamente que é o seu público alvo e, controlar para ver se está indo no rumo certo.

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